sexta-feira, 1 de junho de 2012

Receitinhas para o mês de junho

Olá pessoas! Tudo bem por aí?

Um novo mês se inicia exatamente hoje e, em se tratando de comilança, depois de dezembro deve ser o mais propício a jacadas, por contas das festas "juninas", que vêm recheada de guloseimas doces. Não sei como é no estado de vocês, mas aqui em Minas o movimento é bruto: canjicão, pé-de-moleque, cajuzinho, maçã-do-amor, broa de milho (bolo de fubá), cocada, pipoca caramelada, queijadinhas, maria mole, paçoca, cural, polenta, arroz doce, entre vários outros, sem contar o quentão, uma bebida tradicionalíssima dessa época, para lá de gostosa, que realmente aquece. Para lembrar bons tempos, selecionei dois desses produtinhos típicos, com receita.

Certa vez eu fui numa festa junina num colégio, em Venda Nova, nos arredores de "belzonte". Eu era nova, devia ter 18 anos, estava terminando o ensino médio e fazia cursinho para vestibular. E nessa festa, depois das dancinhas de quadrilha, teve show de bandas de rock, lá da região mesmo. E o preço do quentão era infinitamente inferior ao de uma cerveja. A turma que eu fui então resolveu entrar no clima da festa e nos acabamos de tomar quentão. Dançamos muito, era época de Guns ´n Roses, Nirvana, Stone temple pilots e as bandas mandavam muito Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, Beatles, enfim, tudo que boas bandas rock sabiam fazer no início dos anos 1990. Saí de lá chamando urubu de meu loiro.

E você? Conhece quentão? Olha que bacana, encontrei duas variações de ingredientes, um à base de vinho e o outro de cachaça:

Quentão de cachaça ou de vinho - Confira as receitas aqui
Me lembro, também, que quando era criança, minha avó paterna fazia arroz doce, e eu me deliciava. Sempre gostei muito. Dando uma espiada nas receitas atuais, encontrei um Arroz Doce com morango, que vou deixar de indicação para vocês leitores lindos e finos que irão se permitir neste mês tão sugestivo. Eu tenho uma quedinha por morango nas receitas. Olhe que tentação!

Arroz doce com morango - Confira a receita AQUI
Espero que tenham gostado. Na minha pesagem de hoje, yes, 300g a menos, pesando agora 88,6kg. Está demorando a baixar mais, mas estou prestes a receber visita da Dona M. Não entremos em pânico, sempre pensamento positivo de que dará tudo certo. A AF da semana foi linda. Me acabei no jump.  Já estamos sentindo o peso do frio por lá, pois é quando a galerinha some da academia, só ficam os fortes, aqueles viciados e determinados. Fica a dica!

Hum, outra coisa legal essa semana, foram os presentinhos que ganhei de Dia das Mães atrasado. Um vestido roxo maravilhoso e uma miniatura do meu perfume preferido, o D´jadore, da DIOR. Perfeitos! O primeiro foi do filhote e o segundo da avó paterna dele, que estava viajando e só agora pôde nos fazer uma visitinha. Fiquei muito feliz!

Vou ficando por aqui, em breve mais novidades. Desejo um ótimo final de semana a todos. Muito obrigada pela visita! Ótimo junho para vocês e segurem as jacadas.

7 comentários:

  1. Oi amiga pois nós mineiras estamos a mercê dessas festas acho que mais do que em alguns lugares né? Mas como sempre falo nada vai deixar de acontecer porque estamos de dieta né? Nós é que temos que tomar postura diante de todas elas independente da época do ano. Vamos vencer mais essa com certeza. Um grande bjo

    ResponderExcluir
  2. Eitaaaaaaaaaaaaaaa nois!!..Q venha Junho cheio de energia positiva, oportunidades e realizações!!....Uiiiii...e dia 13/06 dia do Santo Antonio!!!...orações em alta!..hahhahahha....Devagar e sempre acelga ( olha quem tá te falando p ir devagar..hahahhh )!!!..Vc cada dia mais lindaaaaaaaaaaa e mais fina!!!...adorooooooooooo!!..Frio aiiiiiiii passo mal!!..e Gv já está ficando geladoooooooooo!!!...Te love!!...Renatinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Bethania, é a Vi, as festas juninas trazem boas recordações, lembro que minha mãe fazia uma paçoca deliciosa, muito boa mesmo.
    Mas o tempo passa e parece que as coisas não tem mais o mesmo brilho de antigamente.
    Parabéns por ter diminuído seu peso, muita determinação, rumo a vitoria.
    Beijos,vi

    ResponderExcluir
  4. Ai que post delícia!! Fiquei com água na boca aqui BÊ!! Graças a Deus o mês de maio já passou e entramos em junho com lindos 2 feriados!!! E to gostando de ver sua determinação! Bjinhoo e bom findi!

    ResponderExcluir
  5. menina, balança descendo é sempre motivo de comemoração!!! Aqui em Bahrain é tão quente que não dá nem pra pensar em fazer festa junina. Tomar quentao ou vinho quente num calor de 50 graus seria no mínimo, suicidio!!

    ResponderExcluir
  6. agua na boca be!!!
    mil beijos!
    =***

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Que fofo teu cantinho!

    Esse quentão de cachaça me deu água na boca! Há tempos não tomo quentão... e agora que o gengibre é aliado... vou tentar fazer por aqui.

    Beijoca, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...