segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Água com risco de contaminação

Hello People!!! Tudo bem com vocês? Comigo tudo indo. Tive um fim de semana meio complicado, mas acabou dando tudo certo. Na verdade, foi o filhote que se acabou na febre e só as mães sabem como a gente fica nessa situação. Está passando, era garganta inflamada, está medicado e já se encontra bem melhor. Graças a Deus.

Vou aproveitar este post e falar sobre um assunto muito preocupante que está acontecendo aqui na minha cidade, Governador Valadares, MG. É sobre a água. Inclusive um dos maiores motivos da minha preocupação com a febre do meu filho foi este. É que antes de saber que o problema dele era a garganta, suspeitávamos que pudesse ser alguma coisa relacionada à água, que por sua definição científica deve ser inodora, insípida e incolor, começou, de uns tempos para cá, a chegar em nossas casas com cheiro e gosto estranhos. Como assim, prefeitura? (Prefeitura, pois a água daqui é distribuída por uma autarquia do governo municipal).

Eu só sei que isso está muito esquisito por aqui. Já passei  a comprar água mineral para o filhote e já amanhã vou providenciar um suporte e começar a comprar galão para todos, inclusive para cozinhar, pois nem a fervura torna a água saudável, caso as suspeitas de contaminação, causada pela proliferação de uma alga, venham a ser confirmadas. Isso quer dizer que essa tal alga contamina a água com bactérias chamadas cianofíceas. De fato um acidente ambiental preocupante e algumas informações estão sendo mantidas em sigilo pelas autoridades.

Cheguei a pensar que isso já vem de bastante tempo. Cheguei a pensar sobre os furúnculos que andei tendo. Quando fui ao médico ele disse que a causa é uma infecção bacteriana. Tomei antibiótico e melhorou. Mas depois voltou.  Andei fuçando o google e já descobri que as cianos resistem aos antibiótiocos que conhecemos. As coisas quando não estão claras nos levam a crer em quaisquer outras. Irei procurar um médico logo e pedir novos exames. Situação viu!

Observem só esse trecho, que tirei daqui:
"As cianobactérias podem produzir gosto e odor desagradável na água e desequilibrar os ecossistemas aquáticos. O mais grave é que algumas cianobactérias são capazes de liberar toxinas, que não podem ser retiradas pelos sistemas de tratamento de água tradicionais e nem pela fervura, que podem ser neurotoxinas ou hepatotoxinas. Originalmente estas toxinas são uma defesa contra devoradores de algas, mas com a proliferação das cianobactérias nos mananciais de água potável das cidades, estas passaram a ser uma grande preocupação para as companhias de tratamento de água.

[...]

Quando testadas pelo método de coloração de Gram, comportam-se como bactérias Gram-negativas, com isto demonstram que possuem paredes celulares pouco permeáveis aos antibióticos." (Grifo nosso)

Cianobactéria
Imagina a nossa preocupação, com tudo isso acontecendo e as informações sendo abafadas. 

E assim encerro por hoje. Que Deus nos proteja e nos livre desses males e que as autoridades sejam, no mínimo, honestas com sua população. Grande abraço!

5 comentários:

  1. Ei bethania..
    Q bom ter sua visita no meu blog...
    e qto a ajuda...é claro q quero....seu blog é o maximo...vou passar pra uma amiga mha q vive tentando a mesma luta de vcs....pode espalhar a vontade o Ateliê da lily...principalmente pras mamães de plantao né...valeu mesmo pela força...bjim

    ResponderExcluir
  2. ei Be!! Mto bom o seu post! Tá melhor do que muita matéria que já foi feita por aí...Vc ta escrevendo como jornalista e eu to brincando de design!! Sabe que eu não tinha associado a sua inflamação com a condição da água? Realmente faz sentido.. enquanto isso aguardamos "transparência" dos órgãos competentes, ne? Que bom que o Mateus tá melhorando! bjinho!

    ResponderExcluir
  3. Nossa água tá triste.
    Estou considerando começar a comprar água mineral lá pra casa.

    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  4. Guria, esse tipo de coisa é grave, muito grave. água é essencial pra população, sem energia eltrica até se vira, mas água é o principal... esper que resolvam isso logo, menina!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Beta... que horror !!
    E claro que nenhuma autoridade aparece para dar uma explicação né ??
    Melhor comprar água mesmo... correr riscos nem pensar ...

    Bjus 1000 e boa sorte por ai !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...